Detecção de Manifestações Patológicas em Pavimento Asfáltico por meio de Drone
DOI:
https://doi.org/10.17921/1415-5141.2023v27n1p71-76Resumo
O uso de pavimento asfáltico para o deslocamento de veículos de carga e pessoas é de grande importância para o desenvolvimento de uma região ou de um país onde estratégias que permitem atenuar os problemas constantes na pista de rolamento, prolongando sua vida útil devem ser empregadas. O mapeamento para detecção de manifestações patológicas com o emprego de Aeronave Remotamente Pilotada (ARP) popularizada como drone para estudos na área de pavimentação urbana com a finalidade de manter a qualidade e possibilitar o prolongamento de sua vida útil apresenta, ainda, em estágio inicial no sistema de transporte brasileiro. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho foi identificar as imperfeições mais comuns em um trecho pavimentado da Avenida Archimedes Pereira Lima na cidade de Cuiabá-MT e verificar a eficácia da câmera RGB (Red, Green e Blue) na identificação dos defeitos encontrados de acordo com a Norma DNIT 005/2003 –TER (Defeitos nos pavimentos flexíveis e semi-rígidos Terminologia). Foram identificadas manifestações patológicas como panelas, desgastes, remendos e trincas e comparou-se medidas de distâncias tomadas na imagem fotogramétrica com as medidas efetuadas na via pavimentada com revestimento asfáltico para cada manifestação detectada.Os resultados encontrados remete potencialidade ao drone na detecção destas manifestações patológicas, indicando a falta de conservação e manutenção apropriada da via.
Palavras-Chave: Sensoriamento Remoto, Mavic 2, Revestimento Asfáltico, Cuiabá.
Abstract
The use of asphalt pavement for the displacement of freight vehicles and people is of great importance for the development of a region or a country where strategies that allow to mitigate the constant problems on the roadway, prolonging its useful life must be employed. Mapping to detect pathological manifestations using a Remotely Piloted Aircraft (RPA) popularized as a drone for studies in the area of urban paving in order to maintain quality and enable the extension of its useful life is still at an early stage in Brazilian transport system. In this sense, the objective of this work is to identify the most common imperfections in a paved section of Avenida Archimedes Pereira Lima in the city of Cuiabá-MT and to verify the effectiveness of the RGB camera (Red, Green and Blue) in identifying the defects found according to the Norm DNIT 005/2003 –TER (Defects in flexible and semi-rigid pavements Terminology). Pathological manifestations such as potholes, wear, patches and cracks were identified and distance measurements taken on the photogrammetric image were compared with measurements taken on the road paved with asphalt for each manifestation detected. The results found refer to the potential of the drone in detecting these pathological manifestations, indicating the lack of conservation and appropriate maintenance of the route..
Keywords: Remote Sensing, Mavic 2, Asphalt Coating, Cuiabá.