Uma nova forma de articulação entre o estado, o mercado (concessionárias) e os usuários de serviços públicos no brasil: em análise a criação das agências reguladoras e o seu novo marco regulatório do setor público de infra-estrutura

Autores

  • Antonio Ricardo de Souza

DOI:

https://doi.org/10.17921/1415-5141.2005v9n1p%25p

Resumo

Um dos principais itens da agenda do Governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso no período 1994-2002 foi a implementação e a consolidação da reforma do Estado que contempla, dentre outras políticas de reforma, a criação do novo marco regulatório dos serviços públicos de infraestrutura no Brasil. Este novo marco regulatório aponta para o desenho de dois tipos de agências: as reguladoras e as executoras de serviços públicos. As primeiras têm como premissa básica a noção de entes estatais e perenes em relação aos governos e que devem obediência ao Estado. Já as segundas são entes governamentais orientados pelo Poder Executivo. Nesse contexto, o objetivo principal deste trabalho é analisar o ambiente no qual surgiram as agências reguladoras no Brasil e o seu novo marco regulatório e institucional, a partir da promulgação da Lei das Concessões (Lei nº 8.987/95), que introduziu importantes alterações nas normas que regulam os serviços públicos de infra-estrutura. Assim, este artigo não tem a pretensão de esgotar o assunto, já que o tema agências reguladoras desperta interesses de professores, pesquisadores, técnicos, etc. No entanto, o trabalho busca discutir a importância desse novo ente federativo como parte integrante das mudanças ocorridas nos últimos anos na gestão pública brasileira.

Downloads

Publicado

2015-07-03

Como Citar

DE SOUZA, Antonio Ricardo. Uma nova forma de articulação entre o estado, o mercado (concessionárias) e os usuários de serviços públicos no brasil: em análise a criação das agências reguladoras e o seu novo marco regulatório do setor público de infra-estrutura. UNICIÊNCIAS, [S. l.], v. 9, n. 1, 2015. DOI: 10.17921/1415-5141.2005v9n1p%p. Disponível em: https://uniciencias.pgsscogna.com.br/uniciencias/article/view/1182. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos