Educação e televisão: a intencionalidade político-pedagógica de programas voltados para o público jovem
DOI:
https://doi.org/10.17921/1415-5141.2004v8n1p%25pResumo
da Comunicação e da Educação apontam que a imagem da televisão atua como um elo entre o homem e seu imaginário, e a partir desse momento vai transformando a vida cotidiana em um mundo de fantasias. Com isso, o telespectador pode criar necessidades artificiais quando se envolve com desejos e satisfações que o mundo real do cotidiano se encarrega de torná-los impraticáveis. Com base nesse pressuposto, a pesquisa investiga a intencionalidade políticopedagógica do conteúdo dos programas televisivos Superpositivo, da Rede Bandeirantes, e Programa Livre, do SBT. Os programas são dirigidos para o público jovem e são exibidos à noite nas duas emissoras de canais abertos. O estudo constata que a influência dessa programação tanto pode concorrer para a sociabilidade como para ações antisociais. Mesmo discutindo temas semelhantes, os programas têm linguagens diferentes. E é através de pesquisa qualitativa interpretativa que o estudo busca analisar de que forma o conteúdo desses programas televisivos é trabalhado, uma vez que a proposta, o formato e a linguagem dos produtos pesquisados estão organizados para transmitir valores morais e, conseqüentemente, oferecer modelos de identificação. O objetivo da pesquisa é apontar o que leva as pessoas a se envolverem pela linguagem e pelas mensagens da televisão, que é considerada um dos mais influentes meios de comunicação de massa do Brasil.