Avaliação do Sofrimento Mental dos Docente do Curso de Medicina da Uniderp Pós-Pandemia

Autores

  • Patrícia Palhano Medeiros Penrabel Universidade Anhanguera Uniderp, Curso de Medicina. MS, Brasil.
  • Rafael Guimarães Curvo Universidade Anhanguera Uniderp, Curso de Medicina. MS, Brasil.
  • Tamires Dias dos Passos Universidade Anhanguera Uniderp, Curso de Medicina. MS, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/1415-5141.2024v28n1p63-65

Resumo

Observa-se que as dificuldades relacionadas à saúde mental são emergentes e cada vez mais incidem de forma geral na população. Assim, atualmente, apresentam-se como problema de saúde pública no Brasil. A docência, dessa forma, é uma atividade que exige dedicação e impõe exigências profissionais para evolução do ensino moderno. Este estudo tem como objetivo avaliar a qualidade da saúde mental dos docentes do curso de medicina da Universidade Anhanguera-Uniderp Pós-Pandemia. Trata-se de um estudo transversal, quantitativo, em uma universidade privada na cidade de Campo Grande, com os professores do curso de medicina, no ano de 2023. A coleta de dados será realizada por meio de um questionário validado SQR-20. O sigilo e a questão ética estarão resguardados conforme a resolução 466/2012. Espera-se encontrar o perfil da qualidade da saúde mental dos professores do curso pós-pandemia, para posteriormente levantar uma proposta de intervenção a partir dos resultados obtidos com esta pesquisa.

Palavras-chave: Sofrimento Mental. Burnout. Docente. Pós-Pandemia.

Abstract

It is observed that difficulties related to mental health are emerging and are increasingly affecting the general population. Therefore, they currently present themselves as a public health problem in Brazil. Teaching, therefore, is an activity that requires dedication and imposes professional demands for the evolution of modern teaching. This study aims to evaluate the quality of mental health of professors of the medical course at Universidade Anhanguera-Uniderp Post-Pandemic. This is a cross-sectional, quantitative study, at a private university in the city of Campo Grande, with professors of the medical course, in the year 2023. Data collection will be carried out using a validated SQR-20 questionnaire. Confidentiality and ethical issues will be protected according to resolution 466/2012. It is expected to find the profile of the quality of mental health of post-pandemic course teachers, to later raise an intervention proposal based on the results obtained with this research.

Keywrods: Mental Suffering. Burnout. Teacher. Post-Pandemic.

Downloads

Publicado

2024-08-29

Como Citar

PENRABEL, Patrícia Palhano Medeiros; CURVO, Rafael Guimarães; PASSOS, Tamires Dias dos. Avaliação do Sofrimento Mental dos Docente do Curso de Medicina da Uniderp Pós-Pandemia. UNICIÊNCIAS, [S. l.], v. 28, n. 1, p. 63–65, 2024. DOI: 10.17921/1415-5141.2024v28n1p63-65. Disponível em: https://uniciencias.pgsscogna.com.br/uniciencias/article/view/13065. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos