Saúde Mental dos Docentes do Curso de Medicina da Uniderp

Autores

  • Rafaela Palhano Medeiros Penrabel Universidade Anhanguera Uniderp, Curso de Medicina. MS, Brasil.
  • Tânia Gosela Biberg-Salum Universidade Anhanguera Uniderp, Curso de Medicina. MS, Brasil.
  • Tamires Dias dos Passos Universidade Anhanguera Uniderp, Curso de Medicina. MS, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/1415-5141.2024v28n1p66-69

Resumo

Os problemas relacionados à saúde mental são emergentes de forma geral na população. Sua incidência tem aumentado ao longo das décadas e atualmente se apresentam como problemas de saúde pública no Brasil. A docência, de uma forma geral, é uma atividade que exige uma dedicação intensa e que impõe exigências profissionais. Este estudo teve como objetivo avaliar a qualidade da saúde mental dos docentes do curso de medicina da Universidade Anhanguera-Uniderp. Trata-se de um estudo transversal, quantitativo, em uma universidade privada na cidade de Campo Grande, com os professores do curso de medicina, no ano de 2020. A coleta de dados foi realizadaor meio de um questionário validado SQR-20. O sigilo e a questão ética foram resguardados conforme a resolução 466/2012. Foi possível encontrar o perfil da qualidade da saúde mental de uma parcela dos professores do curso de medicina da Uniderp, dos quais, 25% possuem sofrimento mental. Fica clara a necessidade de apoio e cuidado a esses profissionais, que são a base e a estrutura de qualquer outra profissão, é preciso cuidar de quem zela tanto pelo futuro e pela educação Devido a pandemia do COVID-19, não foi possível obter a quantidade de amostra desejada e, portanto, propõe-se que novos estudos a respeito do tema sejam realizados, de forma a complementar o presente estudo e aumentar o acervo bibliográfico sobre o tema em questão.

Palavras-chave: Saúde Pública.  Docência. Qualidade de Vida.  Ensino.

Abstract

Problems related to mental health are emerging across the population. Its incidence has increased over the decades and is currently a public health problem in Brazil. Teaching, in general, is an activity that requires intense dedication and imposes professional demands. This study aimed to evaluate the quality of mental health of professors of the medicine course at Universidade Anhanguera-Uniderp. This is a cross-sectional, quantitative study, at a private university in the city of Campo Grande, with professors of the medical course, in the year 2020. Data collection was carried out using a validated SQR-20 questionnaire. Confidentiality and ethical issues were protected according to resolution 466/2012. It was possible to find the profile of the quality of mental health of a portion of professors on the Uniderp medical course, of which 25% suffer from mental suffering. The need for support and care for these professionals, who are the basis and structure of any other profession, is clear. It is necessary to take care of those who care so much about the future and education. Due to the COVID-19 pandemic, it was not possible to obtain the amount desired sample size and, therefore, it is proposed that new studies on the topic be carried out, in order to complement the present study and increase the bibliographic collection on the topic in question.

Keywords: Public Health. Teaching. Quality of life.  Teaching.

Downloads

Publicado

2024-08-29

Como Citar

PENRABEL, Rafaela Palhano Medeiros; BIBERG-SALUM, Tânia Gosela; PASSOS, Tamires Dias dos. Saúde Mental dos Docentes do Curso de Medicina da Uniderp. UNICIÊNCIAS, [S. l.], v. 28, n. 1, p. 66–69, 2024. DOI: 10.17921/1415-5141.2024v28n1p66-69. Disponível em: https://uniciencias.pgsscogna.com.br/uniciencias/article/view/13070. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos