A Leitura como Passaporte para a Redenção das Almas

Autores

  • Ana Arlinda de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.17921/1415-5141.2002v6n1p%25p

Resumo

A presente investigação apresenta e reflete sobre as concepções de educadoras de três escolas confessionais de Cuiabá/MT, acerca dos usos da leitura e da literatura em suas salas de aula. Os referenciais teóricos escolhidos nos permitiram fazer um paralelo entre o processo histórico de formação da infância em séculos passados, em que a leitura e a literatura infantil tiveram como finalidade primeira transmitir informações de cunho moral, como forma de enquadramento das crianças nas normas sociais prescritas pela sociedade através da criança religiosa, e a leitura em nossa atualidade como necessidade numa sociedade letrada e secularizada. Foi possível concluir que a Literatura Infantil nessas escolas é, cotidianamente, usada para a moralização na prática pedagógica. Nas duas escolas evangélicas as histórias infantis são usadas também para doutrinação das crianças nos princípios das Igrejas que patrocinam as escolas. Constatou-se que as histórias da Bíblia têm mais ênfase nas escolas evangélicas, embora também sejam usadas na escola católica; são histórias contadas às crianças com um caráter predominantemente voltado para a edificação, e com sentido salvacionista.

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Publicado

2015-07-06

Como Citar

DE OLIVEIRA, Ana Arlinda. A Leitura como Passaporte para a Redenção das Almas. UNICIÊNCIAS, [S. l.], v. 6, n. 1, 2015. DOI: 10.17921/1415-5141.2002v6n1p%p. Disponível em: https://uniciencias.pgsscogna.com.br/uniciencias/article/view/1338. Acesso em: 19 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos