Ciclos de Formação: Emergência de Identidades Negadas?
DOI:
https://doi.org/10.17921/1415-5141.2000v4n1p%25pResumo
O presente artigo expõe a experiência escolar da organização de ciclos numa rede municipal de ensino, em Jaciara, Estado do Mato Grosso. O foco especial de atenção é a vivência dos ciclos de formação por parte dos seus atores, alunos e professores, onde a partir desta experiência contrastiva avaliam suas experiências anteriores de organização temporal na escola seriada. O artigo considera a dominância do tempo da modernidade, na instituição escolar, de forma que ela se organizou sob o paradigma da série e do tempo linear desreconhecendo alteridades e o caráter eminentemente cíclico, que rege o cotidiano das sociedades portadoras de diversidades, presentes na cultura popular do Mato Grosso, por suas raízes negras e indígenas, Sugere-se que a escola de ciclo poderá ser exitosa, se promover a interlocução entre a temporalidade autarquia da modernidade e aquela da vivência do cotidiano que impregna as culturas populares.Downloads
Publicado
2015-07-06
Como Citar
PASSOS, Luiz Augusto Vaz. Ciclos de Formação: Emergência de Identidades Negadas?. UNICIÊNCIAS, [S. l.], v. 4, n. 1, 2015. DOI: 10.17921/1415-5141.2000v4n1p%p. Disponível em: https://uniciencias.pgsscogna.com.br/uniciencias/article/view/1380. Acesso em: 4 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos