Perspectivas Epistemológicas e Suas Implicações no Processo de Ensino e de Aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.17921/1415-5141.1999v3n1p%25pResumo
Este artigo tem como objetivo tecer algumas considerações acerca de como as teorias do conhecimento estão implícitas ou explicitamente presentes nos processos de ensino e de aprendizagem. Destacamos, para esse propósito, as perspectivas teóricas do empirismo, do racionalismo (inatista) e do construtivismo e buscamos caracterizar alguns momentos, discursos ou atividades onde essas se manifestam como concepções acerca dos processos de ensino e de aprendizagem. Deu-se maior atenção à perspectiva construtivista por ser essa a fonte que alimenta a busca da superação do modelo tradicional de ensino.Downloads
Publicado
2015-07-06
Como Citar
DARSIE, Marta Maria Pontin. Perspectivas Epistemológicas e Suas Implicações no Processo de Ensino e de Aprendizagem. UNICIÊNCIAS, [S. l.], v. 3, n. 1, 2015. DOI: 10.17921/1415-5141.1999v3n1p%p. Disponível em: https://uniciencias.pgsscogna.com.br/uniciencias/article/view/1396. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos