A Concepção de Escola nas Representações dos Trabalhadores Rurais
DOI:
https://doi.org/10.17921/1415-5141.1999v3n1p%25pResumo
O presente estudo não pretende realizar a macro-análise das lutas sociais. Ele intenta atomizar o objeto de conhecimento, para desvelar o imaginário de uma classe social, através das representações contidas no relato oral de um informante, que ao descrever a sua “história de vida”, revela as motivações para a participações no movimentos sociais, fundamentalmente a luta pela educação. Ele é também, uma retomada da Dissertação da autora “A Praxis Transformadora do Educador: um relato oral de Cândido Grzybowski”, sobre sua experiência, à luz de categorias Gramscianas, agora sobre outra temática, as representações sobre a escola. Aqui, é possível perceber a importância que o imaginário social assume para uma classe social, como esta se relaciona com as classes antagônicas, como elabora sua história presente, analisa o passado e constroe as aspirações para o futuro. Pretende-se uma análise de representações do imaginário social de uma classe através de Durand, de Baczko e de Castoriades.Downloads
Publicado
2015-07-06
Como Citar
PAES, Sandra Maria Vinagre. A Concepção de Escola nas Representações dos Trabalhadores Rurais. UNICIÊNCIAS, [S. l.], v. 3, n. 1, 2015. DOI: 10.17921/1415-5141.1999v3n1p%p. Disponível em: https://uniciencias.pgsscogna.com.br/uniciencias/article/view/1398. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos