Caracterização das Creches Atendidas pelo Estágio Supervisionado em Psicologia Escolar da UNIC: um Paralelo com a Política de Educação Infantil

Autores

  • Daniela Barros da Silva Freire Andrade
  • Adriana Quiles
  • Ana Josefa da Costa
  • Cristiane Penteado
  • Erla da Silva
  • Erluce Varanda
  • Gisele de Oliveira
  • Geralda Carvalho
  • Joselita Figueredo
  • Kelly Gattass
  • Lucia Misorelli
  • Wilce Bike

DOI:

https://doi.org/10.17921/1415-5141.1997v1n1p%25p

Resumo

O presente artigo propõe uma discussão sobre a política nacional da Educação Infantil e os limites do atendimento da criança pequena em Cuiabá. Através das atividades do Estágio Supervisionado em Psicologia Escolar da UNIC, entre os anos de 1993 e 1995. Uma amostra de 5 (cinco) creches foi analisada nas categorias: perfil da família-usuária, Perfil dos profissionais de creches e instâncias administrativas/taxa de atendimento. Os dados revelam que a família-usuária possui baixa renda e pouca  escolaridade, que o profissional de creche não possui formação especifica e vivencia um processo de fragilização de sua identidade profissional e que o município e a instância administrativa com maior taxa de atendimento a criança de 0 a 6 anos, destacando-se o trabalho das ONGs. As análises conclusivas revelam que a educação infantil, em Cuiabá, vem sendo desenvolvida pelo recorte da cisão entre a assistência e a educação, onde o primeiro e mais evidenciado que o último. Como posicionamento frente à problemática, o artigo propõe uma ação integrada entre universidade e entidades do setor, no sentido de fortalecer a formação do profissional de creche e implantar políticas públicas para a assistência e educação da criança de 0 a 6 a nos.

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Publicado

2015-07-06

Como Citar

ANDRADE, Daniela Barros da Silva Freire et al. Caracterização das Creches Atendidas pelo Estágio Supervisionado em Psicologia Escolar da UNIC: um Paralelo com a Política de Educação Infantil. UNICIÊNCIAS, [S. l.], v. 1, n. 1, 2015. DOI: 10.17921/1415-5141.1997v1n1p%p. Disponível em: https://uniciencias.pgsscogna.com.br/uniciencias/article/view/1478. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos