Caracterização das Creches Atendidas pelo Estágio Supervisionado em Psicologia Escolar da UNIC: um Paralelo com a Política de Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.17921/1415-5141.1997v1n1p%25pResumo
O presente artigo propõe uma discussão sobre a política nacional da Educação Infantil e os limites do atendimento da criança pequena em Cuiabá. Através das atividades do Estágio Supervisionado em Psicologia Escolar da UNIC, entre os anos de 1993 e 1995. Uma amostra de 5 (cinco) creches foi analisada nas categorias: perfil da família-usuária, Perfil dos profissionais de creches e instâncias administrativas/taxa de atendimento. Os dados revelam que a família-usuária possui baixa renda e pouca escolaridade, que o profissional de creche não possui formação especifica e vivencia um processo de fragilização de sua identidade profissional e que o município e a instância administrativa com maior taxa de atendimento a criança de 0 a 6 anos, destacando-se o trabalho das ONGs. As análises conclusivas revelam que a educação infantil, em Cuiabá, vem sendo desenvolvida pelo recorte da cisão entre a assistência e a educação, onde o primeiro e mais evidenciado que o último. Como posicionamento frente à problemática, o artigo propõe uma ação integrada entre universidade e entidades do setor, no sentido de fortalecer a formação do profissional de creche e implantar políticas públicas para a assistência e educação da criança de 0 a 6 a nos.