Avaliação da Qualidade de Vida em Crianças com Deficiência na Escola Luz do Saber do Município de Várzea Grande – MT

Autores

  • Anáquea Laura Ferreira
  • Irany Dias de Oliveira
  • Viviane Aparecida Martins Mana Salicio
  • Marcos Adriano Salicio
  • Walkiria Shimoya-Bittencourt

DOI:

https://doi.org/10.17921/1415-5141.2014v18n1p%25p

Resumo

O presente trabalho teve por objetivo avaliar a qualidade de vida das crianças com deficiência que frequentam a Escola Estadual de Educação Especial “Luz do Saber”, situada no município de Várzea Grande-MT. O estudo realizado é de caráter transversal e analítico, no qual foram entrevistadas em outubro de 2009, 94 pessoas responsáveis pelos cuidados e educação das crianças. Dentre os entrevistados, 45 pessoas exerciam alguma função na instituição e 49 pessoas eram pais ou responsáveis. Para a coleta dos dados, utilizou-se o questionário genérico SF-36. Após o recolhimento dos questionários, os dados foram analisados utilizando-se o programa Excel 2007, sendo obtida, para cada domínio, a média, a mediana, a mínima, a máxima e o desvio padrão. Os melhores resultados estão relacionados à capacidade funcional (84,34), seguida pelos aspectos sociais (81,57) e aspectos emocionais (80,21), enquanto os piores resultados foram estado geral de saúde (62,82), seguido por vitalidade (66,53) e dor (70,79). A qualidade de vida é uma compreensão pessoal difícil de quantificar, e suas definições mudam de acordo com interesses individuais. O estado geral de saúde, a vitalidade e a dor são fatores potencialmente interferentes na qualidade de vida dos entrevistados.

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Publicado

2015-07-02

Como Citar

FERREIRA, Anáquea Laura; DE OLIVEIRA, Irany Dias; SALICIO, Viviane Aparecida Martins Mana; SALICIO, Marcos Adriano; SHIMOYA-BITTENCOURT, Walkiria. Avaliação da Qualidade de Vida em Crianças com Deficiência na Escola Luz do Saber do Município de Várzea Grande – MT. UNICIÊNCIAS, [S. l.], v. 18, n. 1, 2015. DOI: 10.17921/1415-5141.2014v18n1p%p. Disponível em: https://uniciencias.pgsscogna.com.br/uniciencias/article/view/431. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos