As Representações Sociais do Interpessoal Para um Grupo de Professores de Física: o Individual e o Coletivo Organizacional
DOI:
https://doi.org/10.17921/1415-5141.2016v20n1p16-25Resumo
A pesquisa com professores universitários acerca do tema relacionamento intergrupal teve como referente a Teoria das Representações Sociais. O presente artigo analisou as representações sociais que o grupo de professores da área exata apresenta sobre as relações estabelecidas entre os integrantes de uma instituição pública e federal, bem como a influência no processo de formação de identidade docente num viés psicossocial. Dessa forma foi possível conhecer mais de perto quem é o professor, suas diferentes concepções da atividade docente, bem como as suas condições de trabalho. As concepções de Deschamps e Moliner e Vala também contribuem para compreender como a atuação profissional docente influencia e é influenciada pela sua subjetividade, possibilitando apontar os processos simbólicos envolvidos na construção do ser professor. A coleta dos dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas.