Avaliação da Maturidade Sexual e Classificação Andrológica por Pontos (CAP) de Touros Jovens da Raça Nelore, Criados no Noroeste do Estado do Paraná

Autores

  • Flávio Guiselli Lopes Programa de Pós-Graduação em Saúde e Produção de Ruminantes, Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), Unidade Arapongas, Brasil.
  • Celso Koetz Junior Programa de Pós-Graduação em Saúde e Produção de Ruminantes, Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), Unidade Arapongas, Brasil.
  • Marcos Barbosa Ferreira Programa de Pós-Graduação em Produção e Gestão Agropecuária, Universidade Anhanguera-Uniderp, Unidade Campo Grande, Brasil.
  • Silvio Renato Oliveira Menegassi Programa de Pós-Graduação em Zootecnia, Faculdade de Agronomia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil.
  • Pauline Beatriz Guidoni Curso de Medicina Veterinária, Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), Unidade Arapongas, Brasil.
  • Leandro da Silva Correa 4Curso de Medicina Veterinária, Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), Unidade Arapongas, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.17921/1415-5141.2016v20n2p110-114

Resumo

O objetivo do presente estudo foi avaliar o estádio de maturidade sexual e a classificação andrológica por pontos (CAP) de touros jovens da raça Nelore, criados no noroeste do estado do Paraná, utilizando o perímetro escrotal e as características físicas e morfológicas do sêmen. Oitenta e três touros, com média de 23,56 ± 1,24 meses, foram submetidos ao exame andrológico e a classificação andrológica por pontos. O valor médio observado para perímetro escrotal foi de 35,44 ± 2,08 cm. A média observada para turbilhão, vigor espermático, motilidade progressiva retilínea e concentração espermática foi de 3,58 ± 0,83; 3,64 ± 0,77; 74,69 ± 11,19 e 796,38 ± 88,21, respectivamente. Quanto às características morfológicas, foi observada média de 6,11 ± 4,24 e 13,76 ± 5,53 %, para os defeitos maiores e defeitos espermáticos totais, respectivamente. Com relação ao estádio de maturidade sexual, 97,59 % (n = 81) dos touros foram considerados maturos sexualmente (classes 1 e 2) e, somente dois touros (2,41 %), foram considerados sexualmente imaturos (classe 3). Os touros avaliados pela CAP foram classificados como excelentes (91,29 ± 8,92). As estimativas de correlações simples de Pearson entre a CAP e o perímetro escrotal e entre as características físicas do sêmen foram consideradas positivas e significativas, já para as características morfológicas do sêmen, as correlações foram consideradas negativas e significativas.

Biografia do Autor

Flávio Guiselli Lopes, Programa de Pós-Graduação em Saúde e Produção de Ruminantes, Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), Unidade Arapongas, Brasil.

Possui Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), Mestrado e Doutorado em Reprodução e Produção Animal pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atualmente é professor titular do Curso de Medicina Veterinária e, professor permanente, do Curso de Mestrado em Saúde e Produção em Ruminantes (UNOPAR). Responsável pela gestão do Laboratório de Reprodução Animal e pelo Grupo de Estudos em Reprodução Animal (GERA) da UNOPAR/ Unidade Arapongas. Tem experiência na área de produção e reprodução de ruminantes.

Celso Koetz Junior, Programa de Pós-Graduação em Saúde e Produção de Ruminantes, Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), Unidade Arapongas, Brasil.

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988), mestrado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996) e doutorado pela Universidade Estadual de Londrina (2013). Atualmente é professor da Universidade Norte do Parana. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Produção e Reprodução de bovinos. É docente permanente do mestrado acadêmico associado UNOPAR/UEL saúde e produção de ruminantes.Bolsista Pós Doc CNPq NESPRO-UFRGS.

Marcos Barbosa Ferreira, Programa de Pós-Graduação em Produção e Gestão Agropecuária, Universidade Anhanguera-Uniderp, Unidade Campo Grande, Brasil.

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1996) e mestrado em Ciências, com ênfase em Toxicologia pela Universidade de São Paulo (2003). Doutorado em Ciências, com ênfase em Toxicologia (2008). Tem experiência na área de Medicina Veterinária, em Farmacologia e Toxicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: toxicologia do desenvolvimento, plantas tóxicas e toxicantes ambientais, além de experiência na área de nutrição e clínica veterinária. Desenvolve projetos de pesquisa na identificação e quantificação de saponinas em pastagens de Brachiaria spp. Atualmente é Professor nível III, na Universidade Anhanguera-Uniderp, no Programa de Mestrado em Produção e Gestão Agropecuária. Coordenador de projetos de pesquisa no Centro Tecnológico de Ovinocultura (CTO/Uniderp), trabalhando com a caracterização de ovinos do Grupo Genético Pantaneiro, recentemente coordena a Residência em clínica veterinaria do Hospital Veterinário da Universidade Anhanguera-Uniderp.

Silvio Renato Oliveira Menegassi, Programa de Pós-Graduação em Zootecnia, Faculdade de Agronomia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil.

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria (1972), mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010) e doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). Atualmente é administrador proprietário - Fazenda da Erva, pós doutorado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e membro de comissão da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Medicina Veterinária, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação reprodutiva, melhoramento genético, fertility, seleção de touros e aptidão reprodutiva.

Pauline Beatriz Guidoni, Curso de Medicina Veterinária, Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), Unidade Arapongas, Brasil.

Atualmente é graduanda no Curso de Medicina Veterinária da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR/Unidade Arapongas). Têm trabalhado na área de produção e reprodução de ruminantes e tem participado do Grupo de Estudos em Reprodução Animal do Curso de Medicina Veterinária, sob coordenação do professor Dr. Flávio Guiselli Lopes.

Leandro da Silva Correa, 4Curso de Medicina Veterinária, Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), Unidade Arapongas, Brasil

Graduação em andamento, no Curso de Medicina Veterinária da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) - Unidade Arapongas/PR. Têm trabalhado na área de produção e reprodução de ruminantes, sob orientação do prof. Dr. Flávio Guiselli Lopes.

Referências

ANDRADE, V.J.; SALVADOR, D.F.; VALE FILHO, V.R. et al. Perfil andrológico de touros da raça Nelore de dois e três anos de idade, criados extensivamente em condições do estado do Mato Grosso do Sul. Revista Brasileira de Reprodução Animal, v.2, n.2, p. 182-184, 2001.

ANUALPEC 2011-FNP. Anuário estatístico da produção animal. São Paulo: FNP, 2011. 400p.

CHAVES, R.M; SOUZA, J.A.T.; NASCIMENTO, I.M.R. et al. Avaliação da capacidade reprodutiva de touros da raça Nelore através da classificação andrológica por pontos (CAP) e do teste da libido. Medicina Veterinária, v.1, n.1, p.26-32, 2007.

CHENOWETH, P.J. The economic impact of low fertility bulls. Feed Facts, v.12. p.01, 2002.

COLÉGIO BRASILEIRO DE REPRODUÇÃO ANIMAL - Cbra. Manual para exame andrológico e avaliação de sêmen animal. 2.ed. Belo Horizonte: CBRA, 1998, 49 p.

COLÉGIO BRASILEIRO DE REPRODUÇÃO - Cbra. Manual para exame andrológico e avaliação de sêmen animal. 3ª.ed. Belo Horizonte: CBRA, 2013, 104p.

DIAS, J.C.; ANDRADE, V.J.; FRIDRICH, A.B. et al. Estimativas de parâmetros genéticos de características reprodutivas de touros Nelore, de dois e três anos de idade. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, v.58, n.3, p.388-393, 2006.

DIAS, J.C.; ANDRADE, V.J.; MARTINS, J.A.M. et al. Classificação andrológica por pontos (CAP) de touros Nelore (Bos taurus indicus) de dois e três anos de idade, criados sob pastejo. Ciência Animal Brasileira, v.10, n.4, p.1094-1099, 2009.

DIAS, J.C.; ANDRADE, V.J.; VALE FILHO, V.R. et al. Caracterização andrológica de touros Nelore criados extensivamente em Mato Grosso do Sul, Brasil. Veterinária Notícias, v.13, n.2, p.39-46, 2007.

FOLHADELLA, I.M.; SÁ, W.F.; FERREIRA, A.M. et al. Características andrológicas de touros da raça Gir. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, v.58, n.5, p.809-815, 2006.

FONSECA, V.O.; FRANCO, C.S.; BERGMANN, J.A.G. et al. Potencial reprodutivo e econômico de touros Nelore acasalados coletivamente na proporção de um touro para 80 vacas. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, v.52, n.1, p.77-82, 2000.

FONSECA, V.O.; SANTOS, N.R.; MALINSKI, P.R. Classificação andrológica de touros zebus (Bos taurus indicus) com base no perímetro escrotal e características morfo-físicas do sêmen. Revista Brasileira de Reprodução Animal, v.21, n.2, p.36-39, 1997.

GARCIA, J.M.; PINHEIRO, L.E.L.; OKUDA, H.T. Body development and semen phisical and morphological characteristics of young Guzera bulls. Ars Veterinaria, v.3, n.1, p. 47-53, 1987.

GUIMARÃES, José Domingos. Avaliação andrológica e estudos quantitativos e qualitativos da espermatogênese de touros mestiços F1 Holandês x Zebu e Red Angus x Zebu. 1997. 186 f. Tese (Doutorado em Ciência Animal), Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1997.

GUIMARÃES, José Domingos. Maximização do uso de touros a campo. In: I Simpósio de produção de gado de corte, n.1, 1999, Viçosa. Anais...Viçosa: SIMCORTE, 1999, p.271-296.

HANCOCK, G.L. The morphologic characteristics of spermatozoa and fertility. International Journal of Fertility, v.4, p.347-359, 1959.

LOPES, F.G.; GUIMARÃES, J.D.; COSTA, E.P. et al. Avaliação andrológica por pontos e comportamento sexual em touros da raça Nelore. Revista Brasileira de Zootecnia, v.38, n.6, p.1018-1025, 2009.

LOPES, F.G.; KOETZ JUNIOR, C.; BARCA JÚNIOR, F.A. et al. Maturidade sexual e classificação andrológica por pontos (CAP) em touros jovens da raça Nelore puros de origem (PO). Bioscience Journal, Uberlândia, v.29, n.1, p.168-173, Jan./Feb. 2013a.

LOPES, F.G.; KOETZ JUNIOR, C.; BARCA JÚNIOR, F.A. et al. Utilização de dois métodos de classificação andrológica por pontos em touros jovens da raça Braford. PUBVET, Londrina, v.7, n.12, ed.235, art.1551, 2013b.

MENEGASSI, S.R.O.; BARCELLOS, J.O.J.; PERIPOLLI, V. et al. Causes of rejection of beef bulls in breeding soundness evaluation. Revista Brasileira de Zootecnia, v.41, n.7, p.1648-1653, 2012.

MENEGASSI, S.R.O.; BARCELLOS, J.O.J.; PERIPOLLI, V. et al. Measurement of scrotal circumference in beef bulls in Rio Grande do Sul. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, v.63, n.1, p.87-93, 2011.

MINITAB. Minitab for Windows - version 13.0. PA, USA: State College: Programa estatístico. 2000.

MIRANDA NETO, T. Puberdade e maturidade sexual em touros compostos Montana Tropical. 2001. 79f. Dissertação (Mestrado em Medicina Veterinária), Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2001.

PASTORE, A.A.; TONIOLLO, G.H.; LÔBO, R.B. et al. Características biométricas, testiculares, seminais e parâmetros genéticos de touros pertencentes ao programa de melhoramento genético da raça Nelore. ARS Veterinária,v.24, n.2, 134-141, 2008.

PINEDA, N.R.; FONSECA, V.O.; PROENÇA, R.V. Potencial reprodutivo de touros de alta libido da raça Nelore (Bos tourus indicus). Revista Brasileira de Reprodução Animal, v.21, n.4, p.45-48, 1997.

PINHO, T.G.; NOGUEIRA, L.A.G.; PINTO, P.A. et al. Características seminais de touros jovens nelore (Bos taurus indicus) de acordo com a biometria e morfologia testicular. Revista Brasileira Reprodução Animal, v.25, n.2, p.187-189, 2001.

SALVADOR, D.F.; ANDRADE, V.J.; VALE FILHO, V.R. et al. Associação entre o perfil andrológico e a congelação de sêmen de touros da raça Nelore aos dois anos de idade, pré-selecionados pela classificação andrológica por pontos (CAP). Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, v.60, n.3, p.587-593, 2008.

SALVADOR, D.F.; DIAS, J.C.; VALE FILHO, V.R et al. Perfil andrológico de touros da raça Nelore com três e quatro anos de idade, criados extensivamente em condições do estado do Mato Grosso do Sul. Revista Brasileira de Reprodução Animal, v.26, p.64-67, 2002.

SILVA, A.E.D.F.; DODE, M.A.N.; PORTO, J.A. et al. Estacionalidade na atividade sexual de machos bovinos Nelore e mestiços Fleckvieh e Chianina x Nelore: características espermáticas. Pesquisa Agropecuária Brasileira, v.26, n.10, p.1751-1760, 1993.

SILVA, Marcio Ribeiro. Estudo genético das características andrológicas de touros jovens da raça Nelore. 2009. 93 f. Tese (Doutorado), Universidade Estadual de São Paulo, Jaboticabal, 2009.

SILVEIRA, T.S.; SIQUEIRA, J.B.; GUIMARÃES, S.E.F. et al. Maturação sexual e parâmetros reprodutivos em touros da raça Nelore criados em sistema extensivo. Revista Brasileira de Zootecnia, v.39, p.503-511, 2010.

SIQUEIRA, J.B.; OBA, E.; PINHO, R.O. et al. Heritability estimate and genetic correlations of reproductive features in Nellore bulls, offspring of super precocious, precocious and normal cows under extensive farming conditions. Reproduction in Domestic Animals, v.47, n.2, p.313-318, 2012.

VALE FILHO, V.R. Subfertilidade em touros: parâmetros para avaliação andrológica e conceituação geral. Cadernos Técnicos de Veterinária e Zootecnia, n.35, p.81-87, 2001.

VASCONCELOS, C.P.; GUIMARÃES, J.D.; GUIMARÃES, S.E.F. et al. Estádio de maturidade sexual em touros da raça Nelore, dos 20 aos 22 meses de idade. Revista Brasileira de Reprodução Animal, v.27, n.2, p.174-176, 2003.

VIU, M.A.O.; MAGNABOSCO, C.U.; FERRAZ, H.T. et al. Desenvolvimento ponderal, biometria testicular e qualidade seminal de touros Nelore (Bos taurus indicus) criados extensivamente na região centro-oeste do Brasil. Archives of Veterinary Science, v.11, n.3, p.53-57, 2006.

Downloads

Publicado

2017-01-16

Como Citar

LOPES, Flávio Guiselli; JUNIOR, Celso Koetz; FERREIRA, Marcos Barbosa; MENEGASSI, Silvio Renato Oliveira; GUIDONI, Pauline Beatriz; CORREA, Leandro da Silva. Avaliação da Maturidade Sexual e Classificação Andrológica por Pontos (CAP) de Touros Jovens da Raça Nelore, Criados no Noroeste do Estado do Paraná. UNICIÊNCIAS, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 110–114, 2017. DOI: 10.17921/1415-5141.2016v20n2p110-114. Disponível em: https://uniciencias.pgsscogna.com.br/uniciencias/article/view/4393. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos