Relato de Experiência: Atividade de Monitoria em Mineralogia Aplicada à Química no Campus Pontal da Universidade Federal de Uberlândia

Autores

  • Ana Beatriz Dantas-Silva Universidade Federal de Uberlândia, Campus Pontal, Faculdade de Ciências Integradas do Pontal
  • Carlos Roberto Candeiro Universidade Federal de Goiás, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Biodiversidade Animal UFG e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Geologia. GO, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.17921/1415-5141.2018v22n1p33-37

Resumo

A disciplina de Mineralogia está presente no programa curricular do curso de graduação em Química Bacharelado na Faculdade de Ciências Integradas do Pontal, Universidade Federal de Uberlândia. No início da disciplina, nota-se que há dificuldade no aprendizado dos alunos, entretanto, com o auxílio da atividade de monitoria e atividades didáticas, os alunos passam a compreender melhor o que está sendo abordado em sala de aula. Nesse intuito, o aluno monitor, com o objetivo de contribuir para a formação acadêmica dos estudantes, começa a desenvolver um perfil acadêmico melhorando o ensino-aprendizado de ambas as partes. Para isso, o trabalho foi dividido em várias etapas durante o semestre como: “levantamento bibliográfico, elaboração de questões, correção de provas, participação nas apresentações de filmes e trabalho de campo e auxílio na construção da caixa didática”. Desta maneira, a atividade de monitoria alcançou seu objetivo que é proporcionar ao discente uma visão geral do conhecimento abordado, além de contribuir para a formação acadêmica do aluno monitor.

Palavras-chave: Mineralogia. Química. Monitoria. Ensino Aprendizado.

Abstract

The discipline of Mineralogy is present in the curricular program of the undergraduation course in Chemistry at the Faculdade de Ciências Integradas do Pontal, Universidade Federal de Uberlândia. In the beginning of the discipline, it is noted that there is difficulty in the learning of the students, however, with the help of the activity of monitoring and didactic activities, the students come to better understand what is being addressed in the classroom. In this sense, the student monitor, with the aim of contributing to the academic training of students, begins to develop an academic profile improving the teaching-learning of both parties. For this, the work was divided into several stages during the semester such as: "bibliographic survey, elaboration of questions, correction of tests, participation in the presentations of films and field work and help in the construction of the didactic box". In this way, the monitoring activity reached its objective, which is to provide the student with a general vision of the knowledge addressed, in addition to contributing to the academic training of the student monitor.

Keywords: Mineralogy. Chemistry. Monitoring. Teaching Learning.

Referências

BARBOSA, M.G. Contribuições da monitoria acadêmica para o processo de formação inicial docente de licenciandas do curso de ciências biológicas da FACEDI/UECE. Rev. SBEnBio, p.5471-5479, 2014.

BRASIL. Congresso Nacional. Lei nº 9.394, de 20/12/96. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Diário Oficial da União, de 23 de dezembro de 1996.

BRASIL. Decreto n. 7219, de 24/06/2010. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7219.htm. Acesso em: 5 fev. 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução N° 02 de 1° de Julho de 2015. Disponível em:http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=1 7719-res-cne-cp-002-03072015&category_slug=julho-2018-pdf&Itemid=30192. Acesso em: fev. 2018.

CAVALHEIRO, P.S. Monitoria como estratégia pedagógica para o ensino de ciências no nível fundamental. Dissertação apresentada para a obtenção de grau em Mestre. Porto Alegre – RS, 2008.

CORDEIRO, A.S.; OLIVEIRA, B.P. Monitoria acadêmica: a importância para o aluno de licenciatura em química. Fortaleza: UECE, 2011.

CUNHAJÚNIOR, F.R. Atividades de monitoria: uma possibilidade para o desenvolvimento da sala de aula. Educ. Pesq. USP, v.43, p.681-694, 2017.

CUNHA JÚNIOR, F.R. Atividades de monitoria: reorganizando a sala de aula colaborativamente. Cachoeira de Minas: Edição do Autor, 2015.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2014.

GIMENEZ, T.; MONTEIRO, M.C.G. Formação de professores de línguas na América Latina e transformação social. Campinas: Pontes, 2010.

GROTZINGER, J.; JORDAN, T.H. Para entender a terra. Porto Alegre: Bookman, 2006.

NATÁRIO, E.G.; SANTOS, A.A. Programa de monitores para o ensino superior. São Paulo: Estudos de Psicologia, 2010.

ROCHA, P.R.et al. As dificuldades do monitor e suas relações inter-pessoais no programa de monitoria acadêmica da UERJ. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM. Gramado, RS, 2004.

SANTOS, M.M.; LINS, M.M. A monitoria como espaço de iniciação à docência: possibilidades e trajetórias. Natal: EDUFRN, 2007.

SCHNEIDER, M.S.P.S. Monitoria: instrumento para trabalhar com a diversidade de conhecimento em sala de aula. Rev. Eletrônica Esp. Acad., n. 5, 2006.

VEIGA, I.P.A.; D´ÁVILA, C.M. (Org.). Profissão docente: novos sentidos, novas perspectivas. Campinas: Papirus, 2012.

Downloads

Publicado

2018-06-30

Como Citar

DANTAS-SILVA, Ana Beatriz; CANDEIRO, Carlos Roberto. Relato de Experiência: Atividade de Monitoria em Mineralogia Aplicada à Química no Campus Pontal da Universidade Federal de Uberlândia. UNICIÊNCIAS, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 33–37, 2018. DOI: 10.17921/1415-5141.2018v22n1p33-37. Disponível em: https://uniciencias.pgsscogna.com.br/uniciencias/article/view/4554. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos