Atributos de Influência na Tomada de Decisão de Jovens de Escolas Públicas a Cursar o Ensino Superior

Autores

  • Bruno Rafael Molina Obara Universidade do Estado de Mato Grosso, Curso de Engenharia de Produção Agroindustrial. MT, Brasil.
  • Thiago Fernandes Universidade Federal Rural da Amazônia, Curso de Engenharia de Produção, PA, Brasil.
  • Bruno Wagner Zago Universidade do Estado de Mato Grosso, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Biodiversidade e Biotecnologia. MT, Brasil.
  • Matheus do Berço Silva Universidade do Estado de Mato Grosso, Curso de Engenharia de Produção Agroindustrial. MT, Brasil.
  • Larissa Regina Ballerini Universidade do Estado de Mato Grosso, Curso de Engenharia de Produção Agroindustrial. MT, Brasil.
  • Carla Malu Schwan Universidade do Estado de Mato Grosso, Curso de Engenharia de Produção Agroindustrial. MT, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/1415-5141.2018v22n2p71-75

Resumo

O objetivo deste trabalho foi identificar os principais fatores que influenciam na tomada de decisão dos jovens a ingressarem no Ensino Superior em uma Universidade Pública do município de Barra do Bugres-MT. O estudo foi realizado em duas escolas estaduais, uma localizada no perímetro urbano e outra, no perímetro rural. A metodologia estratégica de trabalho consistiu em uma análise qualitativa, privilegiando a análise das opiniões apresentadas pelos stakeholders. O instrumento de coleta de dados foi um questionário com 40 questões fechadas sobre o perfil dos participantes, seus interesses e expectativas determinantes da escolha do curso. Na análise se  identificou que o principal fator influente na tomada de decisão dos jovens da E.E Reinaldo Dutra a cursarem ou não alguns dos cursos de graduação da UNEMAT foi a distância. Já os alunos da zona urbana (E.E Alfredo José), o fator prevalente mais comentado foi a oportunidade de emprego. Considera-se que os fatores citados representam um entrave que deve ser discutido com base nas políticas sociais vigentes, principalmente, as que enaltecem o acesso universal direcionado para a Universidade pública de qualidade. Desta forma, conclui-se que uma estratégia acessível e pertinente para minimizar a falta de informação a respeito do perfil do curso é a promoção de ações de extensão, que divulguem os cursos de graduação da UNEMAT, fundamentadas com explicações pontuais sobre as formas de ingresso e permanência do aluno na instituição, inserção de projetos com  temáticas atrativas, envolvendo a comunidade e a escola, por meio da ascensão de feiras de ciências interdisciplinares.

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Publicado

2018-12-30

Como Citar

MOLINA OBARA, Bruno Rafael; FERNANDES, Thiago; ZAGO, Bruno Wagner; DO BERÇO SILVA, Matheus; BALLERINI, Larissa Regina; SCHWAN, Carla Malu. Atributos de Influência na Tomada de Decisão de Jovens de Escolas Públicas a Cursar o Ensino Superior. UNICIÊNCIAS, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 71–75, 2018. DOI: 10.17921/1415-5141.2018v22n2p71-75. Disponível em: https://uniciencias.pgsscogna.com.br/uniciencias/article/view/5220. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos