Atributos de Influência na Tomada de Decisão de Jovens de Escolas Públicas a Cursar o Ensino Superior

Autores

  • Bruno Rafael Molina Obara Universidade do Estado de Mato Grosso, Curso de Engenharia de Produção Agroindustrial. MT, Brasil.
  • Thiago Fernandes Universidade Federal Rural da Amazônia, Curso de Engenharia de Produção, PA, Brasil.
  • Bruno Wagner Zago Universidade do Estado de Mato Grosso, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Biodiversidade e Biotecnologia. MT, Brasil.
  • Matheus do Berço Silva Universidade do Estado de Mato Grosso, Curso de Engenharia de Produção Agroindustrial. MT, Brasil.
  • Larissa Regina Ballerini Universidade do Estado de Mato Grosso, Curso de Engenharia de Produção Agroindustrial. MT, Brasil.
  • Carla Malu Schwan Universidade do Estado de Mato Grosso, Curso de Engenharia de Produção Agroindustrial. MT, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/1415-5141.2018v22n2p71-75

Resumo

O objetivo deste trabalho foi identificar os principais fatores que influenciam na tomada de decisão dos jovens a ingressarem no Ensino Superior em uma Universidade Pública do município de Barra do Bugres-MT. O estudo foi realizado em duas escolas estaduais, uma localizada no perímetro urbano e outra, no perímetro rural. A metodologia estratégica de trabalho consistiu em uma análise qualitativa, privilegiando a análise das opiniões apresentadas pelos stakeholders. O instrumento de coleta de dados foi um questionário com 40 questões fechadas sobre o perfil dos participantes, seus interesses e expectativas determinantes da escolha do curso. Na análise se  identificou que o principal fator influente na tomada de decisão dos jovens da E.E Reinaldo Dutra a cursarem ou não alguns dos cursos de graduação da UNEMAT foi a distância. Já os alunos da zona urbana (E.E Alfredo José), o fator prevalente mais comentado foi a oportunidade de emprego. Considera-se que os fatores citados representam um entrave que deve ser discutido com base nas políticas sociais vigentes, principalmente, as que enaltecem o acesso universal direcionado para a Universidade pública de qualidade. Desta forma, conclui-se que uma estratégia acessível e pertinente para minimizar a falta de informação a respeito do perfil do curso é a promoção de ações de extensão, que divulguem os cursos de graduação da UNEMAT, fundamentadas com explicações pontuais sobre as formas de ingresso e permanência do aluno na instituição, inserção de projetos com  temáticas atrativas, envolvendo a comunidade e a escola, por meio da ascensão de feiras de ciências interdisciplinares.

Referências

ALMEIDA, F.H.; MELO-SILVA, L.L. Influência dos pais no processo de escolha profissional dos filhos: uma revisão de literatura. Psico-USF, v.16, n.1, p.75-85, 2011.

ALÉSSIO, S.C.; DOMINGUES, M.J.C.S.; SCARPIN, J.E. Fatores determinantes na escolha por uma instituição de ensino superior do sul do Brasil. In: SIMPÓSIO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA (SEGET), 7. 2010. Disponível em: http://www.cpge.aedb.br/seget/artigos10/283_FATORES_ATRACAO_IES_SUL_BRASIL.pdf . Acesso em: 3 jan.. 2018.

BRASIL. Estatuto da criança e do adolescente e legislação correlata Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990. Brasília: Câmara dos Deputados, 2014.

CERVO, A.L.; BERVIAN, P.A.; DA SILVA, R. Metodologia científica. São Paulo. Pearson Prentice Hall, 2007.

FIDELIS, J.R.F.; BARBOSA, R.R. A competência informacional e sua influência na percepção de variáveis organizacionais estratégicas em IES privadas. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, v.2, p.27, 2012. Disponível em: http://www.periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pgc/article/view/12771/8010 Acesso em: 28 jan. 2018.

GASKELL, G. Entrevistas individuais e grupais. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som - um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2004.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2010.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Dados da população de Barra do Bugres-MT. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/mt/barra-do-bugres Acesso em: 2 jan. 2018.

KRAWCZYK, Nora. Reflexão sobre alguns desafios do ensino médio no Brasil hoje. Cad. Pesq., v.41, n.144, p.752-769, 2013.

MARTINS, C.S.P.; MONTEIRO, M.S.;SANTOS, M.N.Â. Ser jovem na cidade: uma experiência marcada pela inserção social. Revista

de Geografia-PPGEO-UFJF, v.1, p.1-8, 2013. Disponível em: https://geografia.ufjf.emnuvens.com.br/geografia/article/view/80 Acesso em: 01 de set. 2018.

PELEIAS, I. R.; DO AMARAL NUNES, C. Fatores que influenciam a decisão de escolha pelo Curso de Ciências Contábeis por alunos de IES na cidade de São Paulo. Rev Gestão Univer. Am. Latina-GUAL, v.8, n.3, p.184-203, 2015.

SANTOS, L.M.M. O papel da família e dos pares na escolha profissional. Psicol. Estudo, v.10, n.1, p.57-66, 2005.

SEDUC – Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso. Boletim informativo das escolas estaduais do Mato Grosso, 2017. Disponível em: http://www2.seduc.mt.gov.br/ Acesso em: 12 jul. 2018.

UYAR, A.; GÜNGÖRMÜS, A. H.; KUZEY, C. Factors affecting students’ career choice in accounting: the case of a Turkish University. Am. J. Bus. Educ., v.4, n.10, p.29-38, 2011.

VENDRAMINI, C.R. Qual o futuro das escolas no campo? Educ. Rev., v.31, n.3, 2015.

VERIGUINE, N.R. et al. Da Formação superior ao mercado de trabalho: percepções de alunos sobre a disciplina orientação e planejamento de carreira em uma universidade federal. REID, v.4, p.79-96, 2010.

ZAGO, N. Do acesso à permanência no ensino superior: percursos de estudantes universitários de camadas populares. Rev Bras. Educ., v.11, n.32, p.226-237, 2006.

Downloads

Publicado

2018-12-30

Como Citar

MOLINA OBARA, Bruno Rafael; FERNANDES, Thiago; ZAGO, Bruno Wagner; DO BERÇO SILVA, Matheus; BALLERINI, Larissa Regina; SCHWAN, Carla Malu. Atributos de Influência na Tomada de Decisão de Jovens de Escolas Públicas a Cursar o Ensino Superior. UNICIÊNCIAS, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 71–75, 2018. DOI: 10.17921/1415-5141.2018v22n2p71-75. Disponível em: https://uniciencias.pgsscogna.com.br/uniciencias/article/view/5220. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos