Ações de Educação Ambiental na Preservação do Ribeirão da Penha Município de Itapira - SP

Autores

  • Anderson Martelli Faculdade Mogiana do Estado de São Paulo, SP, Brasil.
  • Rogério Oliveira Prefeitura Municipal de Itapira, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. SP, Brasil.
  • Flávio Olbi Prefeitura Municipal de Itapira, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. SP, Brasil.
  • Fabio Alexandre Giovelli Prefeitura Municipal de Itapira, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/1415-5141.2018v22n2p110-114

Resumo

A ciência tem demonstrado que a vida no planeta Terra teve seu início na água e esta se constitui a molécula predominante nos organismos vivos. É impossível conceber alguma forma de vida, em sociedade, que dispense a utilização da água. Neste artigo é retratada a importância da água e as ações de educação ambiental na preservação do Ribeirão da Penha, principal curso de água que corta o perímetro urbano do Município de Itapira-SP e de onde provém a água que o abastece. A reconstituição das matas ciliares e o repovoamento de espécies de peixes nativos de uma bacia hidrografia se constituem formas ativas de preservação dos cursos de água, sendo necessário que haja uma administração racional deste recurso, que não vise apenas o aumento da oferta de água com altos investimentos, mas uma preocupação em conservar, preservar e reaproveitar a água que se tem disponível, sendo a educação ambiental um método eficaz neste sentido.

 

Palavras-chave: Matas Ciliares. Poluição. Educação Ambiental.

 

Abstract

Science has shown that life on planet Earth had its beginning in the water and this is the predominant molecule in living organisms. It is impossible to imagine any form of society living where is managed without using water itr. This article describes the importance of water and environmental education actions in the preservation of Ribeirão da Penha, the main water course that cuts the urban perimeter of Itapira-SP and from which the water that supplies it . The reconstitution of riparian forests and the repopulation of native fish species from a hydrographic basin are active ways of preserving the watercourses. A rational administration is necessary, not only to increase the supply of water with high investments, but a concern to conserve, preserve and reuse the water that there is available, and environmental education is an effective method in this regard.

 

Keywords: Riparian Forests. Pollution. Environmental Education.

 

Biografia do Autor

Anderson Martelli, Faculdade Mogiana do Estado de São Paulo, SP, Brasil.

Mestre em Ciências Biomédicas UNIARARAS; Pós Graduação em Laboratório Clínico Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas. Biólogo, Prefeitura Municipal de Itapira, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Itapira, São Paulo, Docente na Faculdade Mogiana do Estado de São Paulo, Mogi Guaçu - SP

Rogério Oliveira, Prefeitura Municipal de Itapira, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. SP, Brasil.

Técnico da Patrulha Ambiental, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Itapira, São Paulo.

Flávio Olbi, Prefeitura Municipal de Itapira, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. SP, Brasil.

Técnico da Patrulha Ambiental, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Itapira, São Paulo.

Fabio Alexandre Giovelli, Prefeitura Municipal de Itapira, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. SP, Brasil.

Técnico Ambiental, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Itapira, São Paulo.

Referências

ABREU, D.G.; CAMPOS, M.L.A.M.; AGUILAR, M.B.R. Educação ambiental nas escolas da região de ribeirão preto (sp): sobre a formação inicial de professores de química. Quim. Nova, v.31, n.3, p 688-93, 2008.

ANDRADE, J.; SANQUETTA, C.R.; UGAYA, C. Identificação de áreas prioritárias para recuperação da mata ciliar na UHE Salto Caxias. Espaço Energia, n. 3, 2005.

BRASIL, Novo Código Florestal, Lei n° 12.651, de 25 de maio de 2012. Disponível em: <http://saema.com.br/files/Novo%20Codigo%20Florestal.pdf > Acesso em: 2 jan. 2018.

CARVALHO, I.C.M. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez 2004.

CARVALHO, I.C.M. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez, 2006.

CESP - Companhia Energética de São Paulo. 40 peixes do Brasil, ed. DOIIS, 2006.

FIRMINO, W.G. Análise do Impacto da ação antrópica na microbacia do Córrego Lava-Pés em Ipameri – Goiás. Pires do Rio: UEG, 2003. Anápolis: Universidade Estadual de Goiás, 2003.

GARDINALLI, L.P.; MANZI, D. Redução de vazamentos após instalação de vrp’s na cidade de Itapira – SP. XIX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento – ASSEMAE, 2015.

IGNÁCIO, E.D; ATTANASIO, C.M; TONIATO, M.T.Z. Monitoramento de plantios de restauração de florestas ciliares: microbacia do ribeirão São João. Mineiros do Tietê. São Paulo.. Rev. Inst. Flor.,, v.19, n.2, p.137-148, 2007.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cidades: Censo 2010. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1> Acesso em: 22 jan. 2018.

INSTITUTO FLORESTAL – SIFESP: Sistema de Informações Florestais do Estado de São Paulo. 2009. Disponível em: <http://s.ambiente.sp.gov.br/sifesp/itapira.pdf> Acesso em: 10 jan. 2018.

MARTELLI, A.; MARTELLI, F.P.; OLIVEIRA, J.A. Educação Ambiental em comemoração ao dia mundial da água no município de Itapira. 2013. doi: http://dx.doi.org/10.18248/1982-6389/eduambiental.v3n2p93-108

MARTINS, S.V. Recuperação de matas ciliares. Viçosa: Aprenda Fácil, 2001.

OLIVA JÚNIOR, E.F.; SOUZA, I. S. Os impactos ambientais decorrentes da ação antrópica na nascente do Rio Piauí - Riachão do Dantas/SE. Rev. Eletr. Faculdade José Augusto Vieira, v.5, n.7, 2012.

PILICIONI, A.F. Trajetória do movimento ambientalista. São Paulo: Manole, 2004.

PENATTI, N.C. Consumo Sustentável. 2013. Disponível em: <http://www.planetaead.com.br/penaagua/apoio_didatico/artigos/ArtigoConsumoSustentavel.pdf> Acesso em: 28 fev. 2018.

RIZZO, M.R. A recomposição das matas ciliares: um bom exemplo que vem de Pedro Gomes (MS). Rev. Eletr. Assoc. Geógrafos Bras., v.1, n.6, 2007.

SEMARH - Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Recomposição Florestal de Matas Ciliares. Salvador: Folhes, 2007.

SOUZA, S.A. Água juridicamente sustentável: um estudo sobre a educação ambiental como instrumento de efetividade do programa de conservação e uso racional da água nas edificações de Curitiba/PR. Rev. Meio Amb. Sustentabilidade, v.1 n.1, p.93-113, 2012.

TERRES, C.A.; MÜLLER, M.M.L. Proposta de recuperação de área degradada às margens do Arroio do Engenho na Vila Concórdia, Guarapuava – PR. UNICENTRO - Rev. Eletr. Lato Sensu, n.5, 2008.

Downloads

Publicado

2018-12-30

Como Citar

MARTELLI, Anderson; OLIVEIRA, Rogério; OLBI, Flávio; GIOVELLI, Fabio Alexandre. Ações de Educação Ambiental na Preservação do Ribeirão da Penha Município de Itapira - SP. UNICIÊNCIAS, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 110–114, 2018. DOI: 10.17921/1415-5141.2018v22n2p110-114. Disponível em: https://uniciencias.pgsscogna.com.br/uniciencias/article/view/5521. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos