Análise do comportamento: uma ciência negligenciada na formação de educadores?

Autores

  • Renato Almeida Molina
  • Silas Borges Monteiro

DOI:

https://doi.org/10.17921/1415-5141.2011v15n1p%25p

Resumo

Este artigo aborda brevemente o modo como a Análise do Comportamento – ciência embasada pela filosofia Behaviorista Radical, obra do Psicólogo norte americano B. F. Skinner (1904-1990) – tem se relacionado com o campo educacional, especialmente naquilo o que se refere a formação de educadores. Na tentativa de evitar equívocos comuns, são abordados conceitos referentes à Análise do Comportamento, além de um breve histórico de suas contribuições efetivas para a educação norte americana e brasileira, demonstrando o grande interesse por este intercâmbio entre as décadas de 1960 e 1980. Apresentam-se ainda alguns dos pontos que potencialmente marcam o declínio deste interesse, relacionando-o com o material didático sobre o tema apresentado aos educadores em formação. Finalmente, algumas das contribuições propostas pela teoria são apresentadas, discutindo sobre o modo como o intercâmbio entre a Análise do Comportamento e os educadores formados ou em formação podem gerar produtos férteis para ambas as áreas.

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Publicado

2015-07-02

Como Citar

MOLINA, Renato Almeida; MONTEIRO, Silas Borges. Análise do comportamento: uma ciência negligenciada na formação de educadores?. UNICIÊNCIAS, [S. l.], v. 15, n. 1, 2015. DOI: 10.17921/1415-5141.2011v15n1p%p. Disponível em: https://uniciencias.pgsscogna.com.br/uniciencias/article/view/621. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos