A formação do agrônomo como resultado do projeto pedagógico de curso

Autores

  • Susana Taulé Pinõl
  • Valéria Cristina Campos

DOI:

https://doi.org/10.17921/1415-5141.2010v14n2p%25p

Resumo

Diferente de treinar o ser humano para uma ocupação no mercado de trabalho, a formação de nível superior deve formar um profissional para contribuir de forma decisiva na busca de um desenvolvimento baseado na eficiência, equidade e sustentabilidade. Este estudo identifica pela modalidade qualitativa associada à técnica de construção de desenhos duas vertentes: uma relacionada à evolução do aluno enquanto ser humano que amadurece, que busca qualidade de vida, dinheiro,  prosperidade, profissionalização, paz e justiça, e que experimenta sensações de medo, dúvida, curiosidade, alegria, respeito, confiança, conquista, persistência, responsabilidade, bom senso amizade e irmandade, e; enquanto profissional que cresce, aprende se aprimora, muda e é mudado, adquire conhecimento, experiência, que se depara com o futuro, com o mercado, com a competição, com a globalização, com a tomada de decisão e com um rumo a seguir após a graduação. Estas informações são relacionadas ao Projeto Pedagógico do Curso com o intuito estabelecer relações entre a formação inicialmente proposta e o resultado final de formação apresentada sob a perspectiva do formando. Este estudo de caso exploratório tomou como objeto o Curso de  Agronomia de uma Instituição de Ensino Superior Particular e apresenta como objetivo de pesquisa desvendar como se configura o processo de formação profissional dos acadêmicos formandos de um curso de Agronomia e estabelecer as relações desta formação percebida com os objetivos propostos no Projeto Pedagógico do Curso.

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Publicado

2015-07-02

Como Citar

PINÕL, Susana Taulé; CAMPOS, Valéria Cristina. A formação do agrônomo como resultado do projeto pedagógico de curso. UNICIÊNCIAS, [S. l.], v. 14, n. 2, 2015. DOI: 10.17921/1415-5141.2010v14n2p%p. Disponível em: https://uniciencias.pgsscogna.com.br/uniciencias/article/view/680. Acesso em: 5 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos