Conhecimento de Pais Quanto aos Hábitos do Sono em Crianças de 0 a 3 anos

Autores

  • Lindainês Isotton Faculdade Fátima, RS, Brasil
  • Janaína Samantha Martins de Souza Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação

DOI:

https://doi.org/10.17921/1415-5141.2019v23n2p95-98

Resumo

O sono está associado diretamente com a qualidade de vida, sendo que o padrão de sono ineficaz leva a inúmeras disfunções básicas, tanto em nível físico quanto mental, desencadeando futuramente alguns malefícios para a saúde. O objetivo do estudo foi identificar o conhecimento dos pais quanto à rotina e ao hábito de sono em crianças de zero a três anos. Tratou-se de um estudo online exploratório e descritivo de caráter quantitativo, por meio do qual foi aplicado um questionário aos pais de crianças entre zero a três anos de idade, disponibilizado via mídias sociais no mês de setembro de 2018. A análise de dados foi feita descritivamente, através das planilhas obtidas através do Google Docs. Foi possível analisar os 75 questionários, nos quais se encontrou maior prevalência de idade de crianças entre dois e três anos (52%). A respeito da rotinas e hábitos do sono, 37,3% das crianças adormecem novamente na presença dos pais, 30,7% dividem o quarto com o pais e 22,7% vão para a cama dos pais após acordar. Nota-se assim que a implementação de rotinas para corrigir os hábitos do sono de crianças é primordial para o amadurecimento das crianças. A aplicação do questionário demonstrou que os problemas relacionados ao sono das crianças estão associados com as rotinas e os hábitos antes de adormecer e durante o ciclo do sono.  

 

Palavras-chaves: Distúrbios do Sono. Fases do Sono. Saúde da Criança.

 

Abstract

Sleeping is directly associated with quality of life, since the ineffective sleep pattern leads to innumerable basic dysfunctions, both physically and mentally, triggering in the future some health hazards. The objective of the study was to identify the parents’ knowledge regarding routine and sleeping habits in children from zero to three years old. This was a quantitative online exploratory study, where a questionnaire was applied to parents of children between 0 and 3 years old, made available through social media in September 2018. Data analysis was done through spreadsheets obtained through the Google Docs. It was possible to analyze the 75 questionnaires, where a greater age prevalence was found in children between two and three years old (52%). Regarding sleeping routines and habits, 37.3% of the children fall asleep again in the parents’ presence, 30.7% share the room with the parents and 22.7% go to their parents’ bed after waking up. Regarding hygiene and the sleepingcycle, respiratory sleepingdisorders are among the most relevant sleeping  disorders in children. The application of the questionnaire has shown that problems related to the children’s sleeping are associated with routines and habits before falling asleep and during the sleeping cycle.

 

Keywords: Sleeping Disorders. Sleeping Stages.Child’s  Health.

Biografia do Autor

Lindainês Isotton, Faculdade Fátima, RS, Brasil

Enfermagem na saúde materno-infantil

Referências

BATISTA, B.H.B.; NUNES, M.L. Validação para língua portuguesa de duas escalas para avaliação de hábitos e qualidade de sono em crianças. J. Epilepsy Clin. Neurophysiol., v.12, n.3, p.143-148, 2006.

CERQUEIRA, A.C.D.R. et al. Revisão integrativa da literatura: sono em lactentes que frequentam creche. Rev. Bras. Enferm., v.71, n.2, p.453-60, 2017. doi: 10.1590/0034-7167-2016-0480

FERREIRA, V. Escala de distúrbios do sono em crianças: tradução, adaptação cultural e validação. São Paulo: Universidade Federal de São Paulo; 2009.

ISSLER, R.M.S.; MAROSTICA, P.J.C.; GIUGLIANI, E.R.J. Infant sleep position: A randomized clinical trial of an educational intervention in the maternity ward in Porto Alegre, Brazil. Birth, v.36, n.2, p.115-121, 2009.

LÉLIS, A. et al. Influência do contexto familiar sobre os transtornos do sono em crianças. Rev. Rene, v.15, n. 2, p.343-353, 2014.

LOPES, F.B. Sono e alimentação em crianças de idade pré-escolar. Mestrado em Ciências do Consumo e Nutrição. Porto: Faculdade de Ciências do Porto, 2015.

LOPES, S.; ALMEIDA, J.; FIGUEIRE, M. Diz-me como dormes: hábitos e problemas de sono em crianças portuguesas em idade pré-escolar e escolar. NEC, v.25, n.4, p.211-216, 2016.

MONTEIRO, M. A importância do sono nas crianças. Lisboa: Chiado, 2014.

PRADELLA-HALLINAN, M.; ALVES, R.S.C. Recomendações atualização de condutas em pediatria. Departamento de Medicina do Sono. Gestão 2007-2009.

RANGEL, M.A.; BAPTISTA, P.M.J.; ANJO, L.A.L. Qualidade do sono e prevalência das perturbações do sono em crianças saudáveis em Gaia: um estudo transversal. Rev. Port. Med. Geral Fam.., v.31, n.4, p.256-264, 2015.

SIMÕES, A.D. Qualidade de sono em pré-escolares – contextos e determinantes. Instituto Politécnico de Viseu. 2016.

SOARES, K.K.D. et al. Percepção dos pais sobre hábitos de sono de seus filhos: estudo piloto. Rev Cient. Am. Latina, v.9, n.4, p.642-648, 2010.

SOUZA, L.T.N.; TOMAZ, R.R. Qualidade do sono, qualidade de vida e rendimento escolar de crianças no litoral aul da Paraíba. J. Health Biol. Sci., v.6, n.1, p.42-47, 2018. doi: http://dx.doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v6i1.1725.p42-47.2018

Downloads

Publicado

2019-12-04

Como Citar

ISOTTON, Lindainês; SOUZA, Janaína Samantha Martins de. Conhecimento de Pais Quanto aos Hábitos do Sono em Crianças de 0 a 3 anos. UNICIÊNCIAS, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 95–98, 2019. DOI: 10.17921/1415-5141.2019v23n2p95-98. Disponível em: https://uniciencias.pgsscogna.com.br/uniciencias/article/view/6953. Acesso em: 1 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos