Agroecologia e Educação no Campo: Influências da Agricultura Familiar

Autores

  • Cristiano Pereira da Silva Universidade Anhanguera Uniderp. MS, Brasil.
  • Tatiana Gonçalves Lima da Silva Centro de Formação Profissional Hércules Maymone. MS, Brasil.
  • Tatiana Gonçalves Lima da Silva Centro de Formação Profissional Hércules Maymone. MS, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/1415-5141.2019v23n2p121-126

Resumo

Neste artigo serão abordados os fundamentos da Educação no campo e os conceitos básicos da agroecologia e agricultura familiar, nas escolas rurais de Campo Grande/MS, dando destaque e divulgando as políticas educacionais e as atividades práticas realizadas e vivenciadas durante a execução deste projeto de pesquisa. Identificam-se  as práticas ecológicas e a percepção da comunidade escolar e rural, em relação ao respeito do meio ambiente e dos recursos naturais, destacando a importância na formação dos alunos e cidadãos. O estudo foi realizado no município de Campo Grande/MS, através de levantamento bibliográfico, visita técnica as escolas da zona rural e a condução de reuniões pedagógicas para compreender os processos educacionais e as políticas educacionais adotadas para Educação do campo e suas especificidades regionais. Por meio desta pesquisa se pode perceber que as práticas agroecológicas estão de acordo com as diretrizes das políticas públicas da Educação do campo, que estreita a relação entre os sistemas produtivos, homem-natureza, buscando a sustentabilidade ecológica, econômica, social, cultural, política e ética, focada no fortalecimento da agricultura familiar, pequenas propriedades, na mão de obra familiar, em sistemas produtivos complexos e diversos, adaptados às condições locais.

 

Palavras-chave: Educação do Campo. Agroecologia. Formação Técnica.

 

Abstract                                                            

In this study  the ecological practices and the perception of the school and rural community will be identified, regarding the respect for the environment and natural resources, highlighting the importance in the training. In this article the fundamentals of Education in the field and the basic concepts of Agroecology and family agriculture will be discussed, in the rural schools of Campo Grande / MS, highlighting and disseminating the educational policies and practical activities carried out and experienced during the execution of this research projecting of students and citizens. The study was carried out in the city of Campo Grande / MS, through a bibliographical survey, a technical visit to rural schools and the conduction of pedagogical meetings to understand the educational processes and educational policies adopted for rural education and its regional specificities. Through this research, one can perceive that agro-ecological practices are in accordance with the guidelines of the public policies of rural education, which narrows the relationship between productive systems, man-nature, seeking ecological, economic, social, cultural, politics and ethics, focused on strengthening family farming, small farms, family labor, complex and diverse production systems, adapted to local conditions.

 

Keyword: Agricultural Education. Agroecology. Technical Training.

Biografia do Autor

Cristiano Pereira da Silva, Universidade Anhanguera Uniderp. MS, Brasil.

Graduação em Ciencias Biológicas.

Especialista em Bioquimica e Biologia Molecular

Mestrado em Agronomia 

Doutorado em Agronomia

Docente titular 

Avaliador do MEC.

Elaborador do ENADE 

Referências

ALTIERI, M.A. et al. Agroecologia: bases científicas para uma agricultura sustentável. São Paulo: Expressão Popular, 2012.

CALDART, R.S. Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, 2012.

BAVARESCO, P.R.; RAUBER, V.D. Educação do campo: uma trajetória de lutas e conquistas. Unoesc Ciênc., v.5, n.1, p.85-92, 2014.

BRASIL. Decreto nº 7.352, de 4 de dezembro de 2010. Dispõe sobre a Política Nacional de Educação do Campo e o Pronera. Brasília: MEC, 2010.

FLORES, A.F.; BEZERRA, M.C.S.; FERRANTE, V.L.S.B. De grupo escolar educação do campo: o caso da Escola do Campo no assentamento Bela Vista, em Araraquara/SP. Cad. Pedagogia, v.6, n.12, p.28-48, 2013.

HERNÁNDEZ, J.M. La agroecología em la construcción de alternativas hacia la sustentabilidad rural. México: Siglo XXI, 2011.

MACHADO, C.S. Formação de educadores e a construção da escola do campo: um estudo sobre a prática educativa no Colégio Estadual Vale da Esperança – Formosa/GO. Brasília: Universidade de Brasília, 2014.

MARQUES, A.C.O. A contribuição da agricultura familiar na produção agropecuária do Brasil a partir do censo agropecuário. In: JORNADA DO TRABALHO, São Paulo, 2011.

MICHELOTTI, F. Resistência camponesa e agroecologia. In: MOLINA, M.C. et al. Práticas contra-hegemônicas na formação dos professores das Ciências Agrárias: reflexões sobre Agroecologia e Educação do Campo nos cursos do Pronera. Brasília: NEAD, 2014. p.60-87.

MOLINA, M.C. Contribuições das licenciaturas em educação do campo para as políticas de formação de educadores. Rev. Educ. Soc., v.38, n.140, p.587-609, 2017.

MOLINA, M.C. Apresentação. In: SOUZA, R.; MOLINA, M.C.; ARAÚJO, A.C. Letramentos múltiplos e interdisciplinaridade na Licenciatura em Educação do Campo. Brasília: Universidade de Brasília, 2016.

MOLINA, M.C. Análises de práticas contra-hegemônicas na formação de educadores: reflexões a partir do Curso de Licenciatura em Educação do Campo. In: SOUZA, J.V. (Org.). O método dialético na pesquisa em educação. Campinas: Autores Associados, 2014.

OLIVEIRA, M.R.D. Dos programas oficiais para educação rural aos projetos de educação do campo dos movimentos sociais. Rev. Labor, v.1, n.1, p.68-89, 2008.

PEREIRA, M.L. As contribuições da Licenciatura em Educação do Campo da UnB na transformação das relações de gênero no Assentamento Virgilândia, GO. Brasília: Universidade de Brasília, 2014.

RIBEIRO, M. Movimento camponês, trabalho e educação – liberdade, autonomia, emancipação: princípios/fins da formação humana. São Paulo: Expressão Popular, 2010.

RIOS, J.A.V.P. De lavradora a professora primária na roça: narrativas, docência e profissionalização. Rev. Bras. Educ., v. 21, n. 65, p.325-346, 2016.

SANTOS, M. Educação do Campo no Plano Nacional de Educação: tensões entre a garantia e a negação do direito à educação. Ensaio Aval. Políticas Púb. Educac., v.26, n.98, p.185-212, 2018.

SANTOS, M. Educação do campo uma política em construção: desafios para Sergipe e para o Brasil. São Cristovão: Universidade Federal de Sergipe, 2013.

Downloads

Publicado

2019-12-04

Como Citar

SILVA, Cristiano Pereira da; SILVA, Tatiana Gonçalves Lima da; SILVA, Tatiana Gonçalves Lima da. Agroecologia e Educação no Campo: Influências da Agricultura Familiar. UNICIÊNCIAS, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 121–126, 2019. DOI: 10.17921/1415-5141.2019v23n2p121-126. Disponível em: https://uniciencias.pgsscogna.com.br/uniciencias/article/view/7299. Acesso em: 1 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos