A necessária avaliação do clima organizacional: medida certa à avaliação de gestores

Autores

  • Mayla Cristina Costa
  • Klondy Lúcia de Oliveira Agra

DOI:

https://doi.org/10.17921/1415-5141.2009v13n1p%25p

Resumo

Com a exigência da sociedade por produtos e serviços de qualidade, as organizações exigem de seus clientes internos maiores especializações, mais conhecimento sobre comunicação e habilidades de comunicar-se, criatividade e força de trabalho. Essas exigências têm por objetivo agregarem as suas marcas, competência e diferencial nesse concorrente mercado. O objetivo da pesquisa que originou este artigo foi monitorar o clima de empresas para, a partir da análise, comparar seus resultados e verificar através da triangulação de dados, se o processo de avaliação do clima organizacional também retrata a competência de seus gestores. Para dar conta desse objetivo, verificamos o clima organizacional de quatro empresas diferentes, com oferta de produtos e serviços, em distintas regiões do Brasil: norte (Porto Velho-RO) e sul (Curitiba-Paraná). Comprovamos com este estudo que, a mesma pesquisa que nos demonstra a realidade da empresa através do clima organizacional, nos aponta, também, a competência dos gestores dessas empresas, a capacidade desse gestor para a solução de problemas, seu nível de consciência, sua empatia e sua comunicação, fazendo da necessária avaliação do clima organizacional, também, uma eficiente e estratégica ferramenta de avaliação de seus gestores.

Downloads

Publicado

2015-07-02

Como Citar

COSTA, Mayla Cristina; AGRA, Klondy Lúcia de Oliveira. A necessária avaliação do clima organizacional: medida certa à avaliação de gestores. UNICIÊNCIAS, [S. l.], v. 13, n. 1, 2015. DOI: 10.17921/1415-5141.2009v13n1p%p. Disponível em: https://uniciencias.pgsscogna.com.br/uniciencias/article/view/912. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos