Aspectos biológicos de columba livia domestica (columbiformes, columbidae) no campus da universidade de Cuiabá - Unic, Cuiabá-MT

Autores

  • Josué Ribeiro da Silva Nunes
  • Danyelli Benetti Miranda

DOI:

https://doi.org/10.17921/1415-5141.2010v14n1p%25p

Resumo

A pesquisa foi realizada na Universidade de Cuiabá-UNIC, analisando a presença do pombo doméstico (Columba livia domestica), seu  comportamento, reprodução e distribuição no campus. Apontaram-se os possíveis problemas que a espécie pode causar quando em grande quantidade e as medidas de controle e métodos de prevenção para essa espécie. Foram realizados registros fotográficos, para descrever o comportamento da espécie, locais de reprodução e entrevista com os atores envolvidos na situação. Buscou-se descobrir ainda há quanto tempo as aves encontram-se no local. Verificou-se intensa presença e atividade da espécie no Campus, reprodução ao longo de todo o período de estudo e alta taxa de sobrevivência dos ninhegos. A espécie habita a instituição desde a sua implantação. Atualmente não apresenta um número muito elevado de indivíduos, embora a taxa de reprodução seja elevada, os fatores que fazem com que a espécie permaneça no local, são: bons locais para reprodução, local para dessedentação (com água acumulada dos aparelhos de ar condicionado e farta alimentação, fornecida inclusive e principalmente pelos alunos.

Downloads

Publicado

2015-07-02

Como Citar

NUNES, Josué Ribeiro da Silva; MIRANDA, Danyelli Benetti. Aspectos biológicos de columba livia domestica (columbiformes, columbidae) no campus da universidade de Cuiabá - Unic, Cuiabá-MT. UNICIÊNCIAS, [S. l.], v. 14, n. 1, 2015. DOI: 10.17921/1415-5141.2010v14n1p%p. Disponível em: https://uniciencias.pgsscogna.com.br/uniciencias/article/view/884. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos